Excelente "cartoon"! O conteúdo da mensagem é sempre actual, e satiriza muito bem o sistema monetário internacional. Até o título "instrui" muitos eruditos que não sabem como se deve pronunciar a palavra "Nobel": "A pronúncia correcta é mesmo [nobél]. Há duas boas razões para assim ser: 1. Trata-se de uma palavra aguda, isto é, tem acento tónico na última sílaba, tal como, papel, anel, animal, etc. Se Nobel tivesse a tónica na sílaba "nò", teria de ter acento gráfico na vogal o (repare-se que, por exemplo, túnel tem acento no u). 2. A segunda boa razão é a etimologia: Nobel é o nome do senhor sueco – Alfred Nobel – que instituiu o prémio, e a pronúncia original é [nobél]." "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa"
Excelente "cartoon"!
ResponderEliminarO conteúdo da mensagem é sempre actual, e satiriza muito bem o sistema monetário internacional.
Até o título "instrui" muitos eruditos que não sabem como se deve pronunciar a palavra "Nobel":
"A pronúncia correcta é mesmo [nobél]. Há duas boas razões para assim ser:
1. Trata-se de uma palavra aguda, isto é, tem acento tónico na última sílaba, tal como, papel, anel, animal, etc. Se Nobel tivesse a tónica na sílaba "nò", teria de ter acento gráfico na vogal o (repare-se que, por exemplo, túnel tem acento no u).
2. A segunda boa razão é a etimologia: Nobel é o nome do senhor sueco – Alfred Nobel – que instituiu o prémio, e a pronúncia original é [nobél]."
"Ciberdúvidas da Língua Portuguesa"