.

terça-feira, 7 de abril de 2015

O aval de Vital

.
Confesso que não sei muito sobre Sampaio da Nóvoa.
O facto de “se rever” no generalíssimo Eanes e de ser apoiado por Mário Soares deixou-me, reconheço, primeiro perplexo - depois apreensivo.
.
Mas a verdade é que não pode ser mau de todo um homem que um vira-casacas merdoso como Vital Moreira descreve como muito próximo das esquerdas radicais. Este pentelho caolho, grande luminária do pensamento jurídico português, acha mesmo (segurem-se) que Nóvoa pode vir a ser, se for eleito presidente, um perigoso “trouble maker” institicional, vejam bem.
.
Depois de tal carta de recomendação receio que os dados já estejam lançados.  Agora é impossível a qualquer homem sensato não olhar para o senhor da Nóvoa com alguma benevolência, senão mesmo com bastante simpatia.
Da minha parte já conquistou, pelo menos, o benefício da dúvida.
.
- Este é o segundo retrato que faço deste trambolho infeliz. O primeiro foi aqui
Se no entanto  me perguntassem porquê a insistência em fixar os traços de um estafermo, responderia, como o grande George Grosz, que se trata "de um interesse digamos mais científico do que própriamente artístico".


É que, como referi nesta posta (a respeito de outro rematado idiota), “tal como Leonardo (os grotescos), Velásquez (os bobos e os anões) ou Gericault (os alienados) perscrutaram complexas psicopatologias no desenho de idiotas, também eu sinto uma irreprimível, embora modesta, vertigem pelos abismos da alma humana”.
..

2 comentários:

cid simoes disse...

É que são mesmo abismos. Cuidado!

Francisco disse...

Se me for permitido usar o verbo e porque o enojamento também é um estado de alma que leva à compulsão pelo vernáculo: sinto-me vingado, caralho! Sinto-me vingado!